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O que é PMOC?

A Lei 13.589, que entrou em vigor em 4 de janeiro de 2018, deu origem à sigla PMOC.
A cada ano cresce a busca, no setor de refrigeração, por empresas que atuam neste mercado em expansão.

O Plano de Manutenção, Operação e Controle (PMOC) é um conjunto de documentos regulamentados pela Portaria nº 3.523/1998. Ele define a execução e o planejamento das manutenções periódicas em sistemas de ar-condicionado, com objetivo de:

– Garantir a saúde e qualidade do ar em ambientes coletivos e públicos.
– Manter a purificação adequada em edificações.
– Aplicar-se a sistemas com capacidade instalada igual ou superior a 60.000 BTU/h.

Como fazer?

Desde a entrada em vigor da lei, muitas dúvidas surgiram sobre o modelo correto do relatório PMOC.

O documento deve estar de acordo com:
– RE09 ANVISA
– Lei Federal 13.589
– Portaria MS 3.523
– ABNT NBR 13971

No início, muitas empresas usavam planilhas e modelos prontos da internet, que na maioria das vezes não atendiam às especificações.

O recomendado

– Utilizar uma ferramenta de gestão eficiente e automatizada.
– Emitir o relatório conforme regulamentação.

A Meu PMOC oferece emissão de documentos em poucos cliques, além de:
– Ordens de Serviço completas e personalizadas.
– Geração de QR Codes dinâmicos.
– Automação de mensagens via robô.
– Pós-venda eficiente e de alto retorno.
– Outras funcionalidades que facilitam o dia a dia na prestação de serviços.

Quanto cobrar?

O valor geralmente é calculado por equipamento, mas pode ser negociado por lotes, sem regra fixa.

Aspectos importantes a considerar:
Variação Regional: valores mudam conforme o mercado local. Converse com colegas e empresas da sua região.
Custos Fixos: inclua locomoção, equipe, despesas específicas de cada contrato e custos extras.
Tabela de Referência: método comum após definir custos e margem de lucro.

Exemplo ilustrativo:

– 01 a 10 equipamentos → R$ 80,00 / mês por unidade
– 11 a 20 equipamentos → R$ 70,00 / mês por unidade
– 21 a 25 equipamentos → R$ 60,00 / mês por unidade
– … e assim sucessivamente

Valores apenas para referência.
Fonte: [Instagram](https://www.instagram.com/p/C0xMkMspFxz/?utm_source=ig_web_copy_link&igsh=MzRlODB iNWFlZA==)

Me solicitaram a anexação de ART / TRT. O que é?

A ART (Anotação de Responsabilidade Técnica) e o TRT (Termo de Responsabilidade Técnica) são documentos legais que definem os responsáveis técnicos pela execução da obra ou serviço.

– Esses profissionais devem estar habilitados pelo seu órgão de classe.
– A norma exige que todo documento PMOC contenha uma ART/TRT.

Caso precise anexar, a Meu PMOC pode ajudar. Consulte nossa equipe de especialistas e regularize seu PMOC.

Vale a pena entrar no mercado de PMOC?

Sim, vale muito a pena.

– É uma ótima oportunidade para fugir da sazonalidade.
– Proporciona previsibilidade de receita.
– Pode aumentar o lucro da sua empresa em até 5 vezes, segundo pesquisas de mercado.

Desde 2018, o setor só cresce. Em 2020, com a pandemia, houve um aumento expressivo na procura e a fiscalização se intensificou.
A falta do documento pode gerar multas e até fechamento do local.

Descubra como a Plataforma Meu PMOC pode otimizar seu trabalho e melhorar a eficiência dos seus processos.

Em caso de dúvidas, fale com nossa equipe de especialistas.

Plataforma Meu PMOC Ltda
CNPJ: 54.349.412/0001-60
E-mail: [email protected]
Site: www.meupmoc.com.br
WhatsApp: +55 (47) 9159-9653

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