Meu Pmoc

Ar condicionado sujo reduz eficiência energética?

Seu ar condicionado está consumindo mais energia do que costumava consumir?

O que poucas pessoas sabem é que os filtros de ar, quando estão sujos, impossibilitam que o fluxo correto do ar funcione adequadamente, comprometendo o sistema e diminuindo o rendimento normal do ar-condicionado. Além disso, a presença de sujeira é o principal responsável pelo surgimento e proliferação de fungos, bactérias, ácaros e alérgenos (pó e poeira) — que fazem com que as pessoas desenvolvam problemas de saúde e doenças como asma, gripe, resfriados e infecções respiratórias.

A falta de manutenção e limpeza do ar-condicionado, portanto, pode provocar diversos riscos a saúde e bem-estar dos indivíduos. Quando o aparelho está instalado em ambientes onde há uma grande circulação de pessoas — como em shoppings, empresas e hospitais —, é necessário ter ainda mais atenção. Especialistas indicam que a manutenção e a troca dos filtros sejam ações realizadas periodicamente, de modo a preservar a saúde, garantir o funcionamento adequado do equipamento e minimizar os gastos de energia.

O filtro de ar entupido e sujo coloca força extra na unidade e fazem com que ela fique sobrecarregada. Quando os sistemas têm que trabalhar mais para esfriar ou aquecer, eles usam mais energia e geram custos altos na conta de luz. Com menos fluxo de ar devido a um filtro sujo, não é incomum que as bobinas da evaporadora obtenham um acúmulo de gelo e superaqueçam. Isso pode levar a falhas de todo o sistema ou mesmo a um incêndio.

Quando não há a higienização do condicionador de ar , regularmente, a taxa de resfriamento começará a diminuir ao longo do tempo. Não é incomum que a condensadora ou o evaporadora percam eficiência.

A falta de limpeza do ar-condicionado também resultará em menor qualidade do ar interior, que desempenha um papel importantíssimo na saúde respiratória de quem convive diariamente com o aparelho.

Procure uma empresa especialista em manutenção de ar condicionado e mantenha seus aparelhos com a higienização em dia.

Outros Posts